skip to Main Content

A ortopedia é a técnica que procura corrigir ou evitar as deformações do corpo humano através de exercícios corporais ou diversos aparelhos. Os aparelhos ortopédicos são chamados ortoses e são diferentes das próteses (que procuram substituir de forma artificial alguma parte do corpo que, por algum motivo, falta).

A ortopedia estuda e trata de problemas relacionados ao aparelho locomotor
Dá-se o nome de técnico de ortopedia ao especialista que desenha, confecciona e toma as medidas necessárias para o desenvolvimento de órteses e próteses. A utilização destes aparelhos é diagnosticada pelos médicos.

A traumatologia é outro conceito relacionado com a ortopedia. Este ramo da disciplina dedica-se ao tratamento de pacientes com traumatismos, fraturas ou deformidades de algum tipo.
A imobilização com férulas (talas), por exemplo, é uma técnica da traumatologia que remonta às origens da medicina. No século X, surgiu a implementação do gesso por impulso de médicos persas. A especialização da ortopedia começou a desenvolver-se no século XVIII para corrigir e prevenir as deformações. As bandagens, a colocação de férulas e gessos e as trações, em conclusão, fazem parte das atividades da ortopedia.

Áreas de atuação
O estudante que cursa ortopedia pode ainda se especializar em determinas partes do corpo. Como exemplo há aqueles que focam na especialização para área como punho e mãos, com foco em condições como a síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, fraturas, artrose, etc.
Dentre os problemas mais comuns que os médicos ortopedistas precisam lidar em consultório estão: artrose (no público idoso), lombalgia, hérnia de disco, ruptura de ligamentos naqueles que praticam esportes, fratura do colo femoral, entorses, fascite plantar, bursite, etc.
Como existem muitas subespecialidades na ortopedia, o profissional formado pode atuar em diferentes áreas, escolhendo uma delas para se especializar.

A depender da formação que esse profissional possuir, ele pode: realizar cirurgias, realizar tratamento para pacientes com má postura, tratar também aqueles com fraturas ósseas expostas ou com má formação óssea, com problemas na coluna, entre outros.

Ortopedia e área desportiva
A área desportiva está também relacionada a ortopedia, posto que nos últimos anos as atividades físicas têm se desenvolvido em vários países e com isso surgem também as lesões no aparelho locomotor e no aparelho esquelético de quem pratica tais esportes e atividades físicas intensas.

Por isso que os atletas já possuem o hábito de buscarem ajuda profissional com um ortopedista a fim de tratarem condições que afetam esses aparelhos citados e conseguirem restaurar suas condições e isso ainda faz com que ortopedista busque uma especialização na área.
Métodos de crescimento

É chamado de ortopedista o médico que se especializa nessa área
A ortopedia ainda pode proporcionar o aumento na altura de um paciente. Existem centros de traumatologia que fornecem esse tipo de procedimento, realizando ainda alinhamento de pernas arqueadas.

O método chamado de distração osteogênica é utilizado para promover o alongamento lento e de forma controlada. Para isso é realizada uma osteotomia minimamente invasiva a fim de não causar lesão no suprimento de sangue na área do osso local. É um procedimento que deve ser realizado somente por profissional qualificado.

Mas esse é um método que possui um custo elevado, além de ser algo demorado e muito doloroso também. Ainda assim, muitas pessoas têm se submetido a tal procedimento para aumentar a sua estatura.

Além de métodos assim, a ortopedia tem realizado diversos tipos de recuperações e tratamentos em pacientes, inclusive casos raros como o do australiano Geoff McLaren, que perdeu seu dedo polegar da mão esquerda num acidente e foi feito um implante com o dedo do pé, a qual precisou de médicos altamente capacitados.

 

 

Back To Top