skip to Main Content

Descrição

A podologia é a especialidade da medicina que se dedica a analisar, diagnosticar e tratar diversos transtornos vinculados aos pés. O especialista em podologia (chamado podologista) pode encarregar-se do tratamento de diversas afecções sempre que a ação não requeira de uma cirurgia complexa.

Os podologista têm conhecimentos de medicina general, fisiologia, anatomia e outros ramos do conhecimento. Isto permite que se desenvolva um leque bastante amplo de atividades relacionadas com a saúde do pé, analisando desde a forma de caminhar da pessoa até alterações estruturais dos membros inferiores, passando por infecções e outros problemas.

É importante ressalvar que o podologista tem a faculdade de receitar fármacos, tal como faz um médico. Isto permite-lhe tratar diversas patologias que requerem da ingestão de remédios por parte do paciente.

A podologia também se encarrega de conceber e desenvolver aqueles suportes que algumas pessoas precisam de usar na planta do pé para melhorar a sua postura ou para que o seu andar seja saudável.

Às vezes, o especialista em podologia deve reencaminhar o seu paciente para outros profissionais, já que o problema detectado nos pés é uma consequência ou um sintoma de uma doença ou de uma afecção que surge noutra zona do organismo. Desta forma, o podologista pode alertar que o seu paciente possivelmente sofre de diabetes ou reumatismo, por exemplo, reencaminhando o seu tratamento integral para outro especialista.

Dentre as áreas de intervenção de um podologista estão: a podologia geral que atua com a avaliação dinâmica e estática dos pés, a podologia infantil que atua com procedimentos de cuidados e prevenção de problemas dos pés em crianças, podologia geriátrica (voltada para idosos), a desportiva que atua com praticantes de esportes profissionais, a preventiva, a do trabalho, a voltada para o pé diabético (pé de risco), entre outras.

Um podologista estuda, trata e previne problemas relacionados aos pés em homens e mulheres de distintas faixas etárias.

É importante não confundir podologista com podólogo, pois esse último possui formação técnica e atua apenas com problemas como unhas encravadas, frieiras, micoses, ressecamento, rachadura no calcanhar, calos, verrugas plantares, entre outras anormalidades.

Assim, um podólogo é alguém mais focado em procedimentos que dizem respeito a lesões nos pés, tanto em tratamento quanto em prevenção. Ele orienta também os pacientes quanto a cuidados para manter a boa aparência e saúde das unhas e pés, tais como hidratação, uso de calçados, etc. Há uma busca maior por procedimentos dessa especialidade nas clínicas com o objetivo estético.

É muito importante esclarecer também que um podologista e um profissional de pedicure possuem funções totalmente diferentes.

Apesar do podologista também tratar de alguns problemas estéticos nos pés, ele se diferencia do pedicure, já que esse último não é uma especialidade da medicina, tendo o pedicure feito um curso técnico e de curta duração, onde a função desse profissional é deixar os pés mais bonito com tratamentos como limpeza das unhas, esmaltação, retirada de excesso de pele, cuidados com as cutículas, etc.

Profissionais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Fusce varius euismod lacus eget feugiat. Nam vel arcu aliquam nunc placerat suscipit. Nam euismod, orci in convallis et aliquet.

Back To Top